segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os bebés e a musica.



A musica é um elemento sempre presente na história da humanidade. Consegue imaginar como seria um mundo sem música? A música mexe com praticamente todos os sentimentos humanos. Acalma, alegra inspira, estimula etc...

Desde o ventre materno a música traz beneficios para o bebé. Os bebés estimulados musicalmente ainda no ventre materno, por exemplo com a voz da mãe a cantar, tendem a ser bebés mais calmos, com mais apetite, mais comunicativos e sociáveis. Também várias pesquisas tem mostrado uma intima relação entre uma boa estimulação musical e uma maior inteligência e capacidade de aprendizagem. Pesquisas recentes também comprovaram que a música tem efeitos benéficos na recuperação de bebés prematuros. Seja como for estimular hábitos musicais nas crianças desde tenra idade é muito importante. Permite o desenvolvimento do afecto entre os pais e o bebé quando dançam e cantam juntos. Ajuda a criança e exprimir-se quando tenta vocalizar as músicas que aprende. Facilita a aprendizagem da coordenação motora quando a criança tenta dançar e exprimir por gestos o que canta. Em muitos casos, a expressão musical ajuda a criança a tornar-se mais desinibida e melhorar a sua socialização, por cantar e dançar com outras crianças de forma divertida. Acima de tudo permite que ela brinque e aprenda ao mesmo tempo e tambem que passa tempo de qualidade com os pais. Por tudo isto, sempre que tenha oportunidade faça momentos de divertimento musical em casa com o seu bebé e os mais crescidos também. Toquem algum instrumento, cantem e não precisam de ser afinados, acima de tudo divirtam-se.
Se tiver oportunidade frequente eventos musicais para bebés. A casa da música no porto costuma ter alguns programas para bebés e se pesquisar na internet poderá encontrar alguns na região onde vive.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.