sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Está preparado para uma entrevista de trabalho do Google...



Cada empresa tem o seu nível de exigência e a sua forma de selecção nas entrevistas de trabalho. O jornal Dinheiro vivo mostra a forma, extremamente exigente, como o Google procede.

O livro "Are You Smart Enough to Work at Google?", de William Poundstone, desvenda qual o tipo de perguntas-chave que é necessário responder nas exigentes entrevistas de trabalho de empresas como o Google.

No livro, que será editado no dia 4 de Janeiro pela Hachette, William Poundstone ensina os leitores a responder às perguntas que, provavelmente, lhes fariam numa entrevista. Teste aqui se está apto para superar o teste com alguns exemplos.

1. Qual é o próximo número na sequência: 10, 9, 60, 90, 70, 66 ... ?
Escreve os números em inglês, por extenso: Ten, Nine, Sixty, Ninety, Seventy, Sixty-six. Os números estão ordenados por ordem crescente tendo em conta o número de letras da palavra. Assim, uma resposta correcta seria, por exemplo, 96 (ninety-six).

2. Está dentro de um carro com um balão de hélio preso ao chão com uma corda. As janelas estão fechadas. Quando acelera, o que acontece ao balão - move-se para a frente, move-se para trás ou fica no mesmo sítio?
A quase universal intuição de que o balão se inclinaria para trás está errada. O balão é uma bolha de menor densidade (porque está cheio com hélio) contida num espaço (o carro) com maior densidade (o ar). A gravidade irá puxar o ar mais pesado para baixo, empurrando o balão para o tecto. Quando o carro acelera, o ar mais pesado é empurrado para trás, tal como o corpo humano.  Esta acção envia o balão, mais leve que o ar, para a frente. Assim, o balão tomará a direcção da aceleração.
3. Usando apenas uma ampulheta de quatro minutos e outra de sete minutos, meça exactamente nove minutos - sem que todo o processo demore mais de nove minutos.
Inicie ambas as ampulhetas no zero ao mesmo tempo. Vire a primeira ampulheta quando atingir os quatro minutos para reiniciar a sua contagem. Faça o mesmo com a segunda ampulheta, quando esta atingir os sete minutos. Quando a ampulheta de quatro minutos chegar ao fim pela segunda vez (ou seja, oito minutos), a ampulheta dos sete minutos terá contado um minuto (na sua segunda "volta"). Nessa altura, volte a virar a ampulheta dos sete minutos, que contará o minuto em falta e atingirá os nove minutos.
4. Um livro tem X páginas, numeradas da forma habitual, de 1 a X. O número total de dígitos nos números de página é 1095. Quantas páginas tem o livro?
Todas as páginas têm um dígito na coluna das unidades. Com X páginas, haverão X dígitos das unidades. Com excepção das primeiras nove, todas as páginas têm um dígito na coluna das dezenas: X - 9 dígitos. Com excepção das primeiras 99, todas as páginas têm um dígito na coluna das centenas: X - 99. Assim, 1095 = N + (N-9) + (N - 99). A equação pode ser simplificada em 1095 = 3X - 108. O resultado é 401, ou seja, o livro tem 401 páginas.
5. Um homem empurra o seu carro até um hotel e perde a sua fortuna. O que aconteceu?
Estava a jogar ao monopólio.


2 comentários:

  1. Oi lena, gostei de seu blog, os temas são muito interessantes! obrigada pela visita no agenda de casa! Feliz 2012! Ro

    ResponderEliminar
  2. Obriga Ro Archela, por ter visitado o meu cantinho. E fico contente por você ter gostado. Tudo de bom para si. E até breve....

    ResponderEliminar

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blogue

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...