quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Asma rinite e homeopatia.



asma  e a rinite são problemas cada vez  mais frequentes e afectam tanto adultos como crianças.
Para uma informação mais pormenorizada sobre o que é a asma, os seus sintomas, tratamento, etc... veja aqui...
Para saber mais sobre a rinite, sintomas tratamento etc.. Veja aqui...

Na homeopatia o tratamento da asma é diferente da medicina convencional. (veja o artigo "o que é a homeopatia") E uma das coisas fundamentais é a dieta alimentar para além de outras, que a seu tempo serão aplicadas pelo homeopata mediante a pessoa e o seu caso pessoal.

Aqui no blog vou apenas recomendar a dieta alimentar que me foi recomendada pelo meu homeopata. 


Alimentos que não deve ingerir.

Leite de vaca e seus derivados (queijo, iogurtes, etc..)

Carne de porco e seus derivados (fiambre, presunto, chouriço, etc..)

Carne de coelho.

Peixes azuis e rainosos (peixe sem escamas)

Marisco.

Laranjas, morangos e kiwis.

Legumes verdes escuros (grelos, nabiças, etc...)

Fruta como sobremesa e depois do jantar ( a fruta deve ser comida antes ou no intervalo da refeição e nunca depois do jantar)

Chocolate de leite.

Alimentos que deve evitar numa fase inicial.

Ovo.

Bolos com creme.

O motivo principal para  retirar estes alimentos da dieta alimentar é o facto de todos eles irritarem de alguma forma a mucosa intestinal, de quem tem este tipo de problemas. devemos nos lembrar que o processo alérgico respiratório é um processo que actua nas mucosas. Assim e lembrando que a homeopatia mostra que o corpo actua como um todo, quando a mucosa intestinal está inflamada ou irritada, as outras mucosas acabam por ser afectadas. Por isso entre outras coisas se a mucosa do nariz  e a mucosa pulmonar ficarem irritadas ou inflamadas podem desencadear crises de rinite ou asma alérgica. Assim se entende o porquê desta dieta. Esta foi a explicação que o homeopata me deu.

Pode substituir o leite de vaca e seus derivados por leite e iogurtes  de soja que são uma alternativa saudável e são óptimos. Vá por mim é uma questão de hábito. Hoje existem várias alternativas no mercado é uma questão de experimentar. Quanto a substituição do fiambre de porco, pode experimentar o fiambre de Perú e de frango que são boas alternativas e são saborosos. São produtos mais caros é verdade mas compensam, porque a sua saúde vai melhorar e muito.

Faço esta dieta há cerca de 10 anos. Quando iniciei nunca pensei ter os resultados que tive. Inicialmente fiz só a dieta, não fiz logo a medicação homeopática que me foi receitada, porque quis experimentar só com a dieta. E posso dizer que ao fim de um mês, notei muitas melhoras nas minhas crises tanto de asma como de rinite. Quando associei a medicação homeopática e a dieta melhorei cada vez mais. Hoje não sei o que é ter crises, a não ser esporádicamente uns leves episódios de rinite. Mas isso acontece quando como alguns alimentos proibidos. Por isso eu digo que inicialmente a dieta possa parecer difícil, mas vale a pena. E depois repito, é uma questão de hábito e faz bem a saúde.

A dieta alimentar pode ser personalizada conforme a pessoa. Por isso é possível que sejam retirados outros alimentos e permitidos outros. Mas pelo que vejo, dos meus amigos e conhecidos que são tratados pelo mesmo problema, as diferenças são mínimas, e na maior parte dos casos é igual.

Em relação a medicação, ela tem de ser receitada pelo homeopata, conforme o caso e a pessoa. 

Se estiver a tomar medicação da medicina convencional, continue a tomar até sentir que não necessita dela. Veja também as recomendações do seu homeopata sobre o assunto.

Se não conhecer nenhum homeopata e quiser consultar um. Informe-se numa ervanária de confiança ou numa farmácia que tenha serviço de homeopatia. Alguns desses estabelecimentos também tem consultas de homeopatia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.