quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os Duran Duran



Não podia falar dos anos 80 sem falar da minha banda preferida. Eles marcaram a década de 80. Ainda hoje, apesar de actuarem mais no Reino Unido, eles são bem sucedidos e muitos dos seus fãs vem dos anos 80. Claro estou a falar dos Duran Duran.
    
Formados inicialmente por Nick Rhodes, John Taylor e Stephen Duffy e posteriormente Roger Taylor, mais tarde após várias mudanças Andy Taylor e Simon le Bom juntaram-se ao grupo. A banda foi formada no ano de 1978, em Birmingan. É a mais bem-sucedida banda dos géneros New Wave  e New Romantic, sendo uma das mais importantes dos anos 80.

Foram líderes na MTV. Colocaram 14 singles no top 10  Britânico e 21 na Billboard hot 100, o que lhes rendeu nada menos do que 100milhões de copias em todo o mundo.
O sucesso deles foi para além da música. Eles também lideravam na arte, elegância, moda etc… Foram das primeiras bandas a terem clipes filmados por directores profissionais. Foram os primeiros a trazer a tecnologia de vídeo nos seus concertos a partir de 1984.

Eles nunca se separaram, no entanto, a formação foi modificada algumas vezes. Em 2000, houve a Reunião dos membros originais da banda, causando muita repercussão no mundo da música. Em 2006, Andy Taylor sai da banda novamente e, desde então, Dom Brown vem sendo o guitarrista (não-oficial) do grupo
A princesa Diana era fã deles e eles chegaram a tocar para ela (aliás no concerto de tributo a Diana em Julho de 2007 eles actuaram a pedido dos filhos dela). Também fizeram uma banda sonora fantástica para um dos filmes do 007, “a view to a kill”(alvo em movimento), onde Roger Moore actuou pela última vez como agente 007 em 1985. Foi até hoje o único single da saga 007 a ser numero 1 nos tops dos Estados Unidos e é uma das canções mais bem sucedidas do 007. Foi também o último single da banda na sua formação original até 2004. Tocaram em vários concertos do “live aid” e vários outros projectos paralelos.
No inicio da década de 90 o estilo new wave e new romantic começou a perder popularidade. Apareceram outros géneros que começaram a ganhar novos admiradores como o Hip Hop, o tecno e o rock alternativo. No entanto com o tema Ordinary World do álbum Wedding Album  (um dos meus temas preferidos) a banda volta aos lugares cimeiros dos tops. E continuaram a compor temas alguns com mais sucesso do que outros. A banda acaba por sofrer novamente algumas alterações na sua formação. Entre 2001 e 2003 a banda trabalhou na sua reunião a semelhança de outras. Em Agosto de 2003, no MTV music awards, foram surpreendidos com um “Lifetime Achievement Award (Prêmio pelo conjunto). Eles também receberam o mesmo prêmio da revista “Q magazine” em Outubro, e em Fevereiro de 2004, no Brit awards, o prêmio de contribuição para a música. O ritmo da banda foi crescendo com vários concertos e digressões mundiais. Vieram também a Portugal. Eram para ter vindo também este ano no âmbito da sua digressão pela Europa no entanto devido a um problema de saúde de Simon le Bom o vocalista (uma laringite) a digressão teve de ser cancelada, no entanto as digressões serão retomadas em 2012 e serão anunciadas a seu tempo.

Este é apenas um resumo do percurso desta banda se quiser ler o artigo pormenorizado leia mais.... 
Se gosta das letras das musicas podes ler aqui.... 
Se quiser ver mais fotos do Duran Duran  veja aqui..
Olhe para eles agora...









Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...