quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os Duran Duran



Não podia falar dos anos 80 sem falar da minha banda preferida. Eles marcaram a década de 80. Ainda hoje, apesar de actuarem mais no Reino Unido, eles são bem sucedidos e muitos dos seus fãs vem dos anos 80. Claro estou a falar dos Duran Duran.
    
Formados inicialmente por Nick Rhodes, John Taylor e Stephen Duffy e posteriormente Roger Taylor, mais tarde após várias mudanças Andy Taylor e Simon le Bom juntaram-se ao grupo. A banda foi formada no ano de 1978, em Birmingan. É a mais bem-sucedida banda dos géneros New Wave  e New Romantic, sendo uma das mais importantes dos anos 80.

Foram líderes na MTV. Colocaram 14 singles no top 10  Britânico e 21 na Billboard hot 100, o que lhes rendeu nada menos do que 100milhões de copias em todo o mundo.
O sucesso deles foi para além da música. Eles também lideravam na arte, elegância, moda etc… Foram das primeiras bandas a terem clipes filmados por directores profissionais. Foram os primeiros a trazer a tecnologia de vídeo nos seus concertos a partir de 1984.

Eles nunca se separaram, no entanto, a formação foi modificada algumas vezes. Em 2000, houve a Reunião dos membros originais da banda, causando muita repercussão no mundo da música. Em 2006, Andy Taylor sai da banda novamente e, desde então, Dom Brown vem sendo o guitarrista (não-oficial) do grupo
A princesa Diana era fã deles e eles chegaram a tocar para ela (aliás no concerto de tributo a Diana em Julho de 2007 eles actuaram a pedido dos filhos dela). Também fizeram uma banda sonora fantástica para um dos filmes do 007, “a view to a kill”(alvo em movimento), onde Roger Moore actuou pela última vez como agente 007 em 1985. Foi até hoje o único single da saga 007 a ser numero 1 nos tops dos Estados Unidos e é uma das canções mais bem sucedidas do 007. Foi também o último single da banda na sua formação original até 2004. Tocaram em vários concertos do “live aid” e vários outros projectos paralelos.
No inicio da década de 90 o estilo new wave e new romantic começou a perder popularidade. Apareceram outros géneros que começaram a ganhar novos admiradores como o Hip Hop, o tecno e o rock alternativo. No entanto com o tema Ordinary World do álbum Wedding Album  (um dos meus temas preferidos) a banda volta aos lugares cimeiros dos tops. E continuaram a compor temas alguns com mais sucesso do que outros. A banda acaba por sofrer novamente algumas alterações na sua formação. Entre 2001 e 2003 a banda trabalhou na sua reunião a semelhança de outras. Em Agosto de 2003, no MTV music awards, foram surpreendidos com um “Lifetime Achievement Award (Prêmio pelo conjunto). Eles também receberam o mesmo prêmio da revista “Q magazine” em Outubro, e em Fevereiro de 2004, no Brit awards, o prêmio de contribuição para a música. O ritmo da banda foi crescendo com vários concertos e digressões mundiais. Vieram também a Portugal. Eram para ter vindo também este ano no âmbito da sua digressão pela Europa no entanto devido a um problema de saúde de Simon le Bom o vocalista (uma laringite) a digressão teve de ser cancelada, no entanto as digressões serão retomadas em 2012 e serão anunciadas a seu tempo.

Este é apenas um resumo do percurso desta banda se quiser ler o artigo pormenorizado leia mais.... 
Se gosta das letras das musicas podes ler aqui.... 
Se quiser ver mais fotos do Duran Duran  veja aqui..
Olhe para eles agora...









Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.