quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O chocolate faz bem a saúde?



Gosta de chocolate? Dificilmente alguém responde que não. O chocolate é um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo e milhares de receitas tem sido preparadas com este ingrediente fantástico. 
Vamos inicialmente ver um pouco da sua história.
Como sabemos o chocolate e feito a partir do fruto do cacaueiro, o cacau. A sua origem é a América Central e Brasil. Através da moagem das amêndoas secas de cacau faz-se então o chocolate. 
Supostamente os Maias terão sido os primeiros a desenvolver o cultivo do cacau levando as sementes consigo ao emigrarem para Yucatán. A realeza Azeteca deliciava-se com uma poção feita de sementes de cacau trituradas com milho fermentado ou vinho. Consta que o Imperador azeteca Montezuma tomava mais de 50 taças de chocolate por dia!
Mais tarde os conquistadores espanhóis levaram o cacau para a corte espanhola e apresentaram a bebida de chocolate azeteca que fez as delícias das damas da realeza. Com o tempo essa bebida foi introduzida na aristocracia europeia. Os Europeus ficaram encantados com o chocolate, tanto pelo seu sabor como pelas suas supostas propriedades curativas. E assim se foi desenvolvendo a industria do chocolate até aos nossos dias.

Muitos dizem que o chocolate deve ser excluído de uma alimentação saudável por ser um alimento rico em calorias e gordura. No entanto, estudos recentes mostram, que alguns tipos de chocolate, podem trazer benefícios para a saúde devido a quantidade de cacau na sua composição. O chocolate preto e, se gostar, o chocolate amargo, têm uma elevada percentagem de cacau. Também têm menos açúcar e gordura sendo assim os mais recomendados. Evite o chocolate de leite e o chocolate branco, que além de poucos benefícios são altamente calóricos e tem elevado teor de gordura. O cacau é uma excelente fonte de polifenóis mais conhecidos por anti-oxidantes.Os anti-oxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, aterosclerose, tensão alta e previnem o envelhecimento, por isso hoje já se diz que comer chocolate (preto) faz bem ao coração. Mas atenção nada de exageros! Outra razão para consumir moderadamente chocolate (preto) é que ele pode ajudar a equilibrar o sistema imunológico e também ajudar o organismo a recuperar-se do stress. Achei interessante saber que o chocolate (preto, consumido moderadamente) aumenta significativamente a sensibilidade á insulina diminuindo assim o risco de ter diabetes tipo II.  Estudos tem demonstrado que o chocolate reduz a inflamação. É um excelente alimento para o cérebro devido a teobromina e a tiramina que estimulam os neurónios. Contribui para a sensação de felicidade porque a feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serotonina no cérebro, levando a pessoa a aliviar a tensão e relaxar. Nunca se sentiu mais bem disposto depois de comer um bombom? O chocolate também tem efeitos anti-depressivos porque a teobromina e a feniletilamina presentes na sua composição são substância estimulantes do bom humor, mas atenção mais uma vez tem de ser consumido com muita moderação.

conclusões dos estudos que tem sido feitos aos componentes do chocolate. Agora não vamos começar a comer chocolate só para prevenir certas doenças! Estas são algumas Não nos devemos esquecer que a fruta e os legumes também são óptimas fontes de anti-oxidantes e muitos outros nutrientes fundamentais para a nossa saúde. Devemos nos esforçar em ter uma alimentação equilibrada comendo alimentos variados (isso será tema para outro artigo). O que nos interessa saber é que o chocolate com alto teor de cacau, consumido de forma moderada (um bocadinho por dia e não uma tablete inteira!) não prejudica a saúde e tem benefícios ( ATENÇÂO - a não ser que seja alérgico ao chocolate ou que tenha algum problema específico que o impossibilite de consumi-lo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...