quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fazer dieta com equilibrio.


 - 

Tenho de fazer dieta!!! A minha roupa está a ficar apertada!!!
Quase todas as pessoas já fizeram estas exclamações. É o seu caso agora?
Podemos querer emagrecer por várias razões, o mais importante é querer emagrecer para ficar mais saudáveis.
Mas atenção ao tipo de dieta que vai fazer. Nunca faça dietas que prometem grandes resultados em muito pouco tempo. Porque até pode perder algum peso, no entanto irá recupera-lo logo de seguida. Atenção as dietas da moda e aos suplementos que ajudam a emagrecer. Se realmente quiser emagrecer tome em atenção as dicas que se seguem...



Primeiro. Avalie o seu real estado. Veja quanto pesa, avalie o seu índice de massa corporal e veja qual o peso que precisa de ter. Assim terá a ideia do trabalho que precisa de ter.


Segundo. Avalie se está psicologicamente preparada para mudar a sua alimentação. Este é o segredo de uma dieta bem sucedida. Ter força de vontade de o fazer. Estar consciente do que precisa fazer e estar disposta a fazê-lo. Sem esta disposição qualquer dieta está condenada ao fracasso logo de inicio. A maior parte das pessoas com excesso de peso, come sem moderação e de forma compulsiva. Tudo isso tem origem em factores psicológicos, a pessoa come de forma a confortar-se quer o faça de forma consciente ou não. Existem vários factores como medo, stress, tristeza, falta de auto estima, alterações dramáticas na vida, etc... Seja o que for se come de forma compulsiva e sem moderação é porque existe algo que a está a perturbar. Tente perceber o que se passa. Se for necessário peça ajuda especializada. Pense que este passo é vital para a sua saúde


Terceiro. Tenha uma atitude positiva. Pense em si, do que gosta de fazer e faça alguma coisa por si. O outros vão ficar felizes se você também estiver. 






Quarto. Está na hora de pensar na dieta. Quando pensamos em dieta pensamos logo em restrições e deixar de comer muita coisa de que se gosta. Não pense assim, numa dieta equilibrada devemos comer de tudo mas de uma forma equilibrada. Devemos evitar, claro, alimentos prejudiciais a saúde como gorduras saturadas, fast food etc... 
Mas como escolher a dieta? Pode optar por consultar o seu médico de familia ou um nutricionista. Também pode recorrer a um homeopata. Neste campo a homeopatia tem tido muito sucesso. Assim poderá ter uma dieta adaptada a si e as suas necessidades.
Tem também a opção de tentar fazer a dieta por si. Se esta é a sua opção siga as sugestões que se seguem:
- Faça várias refeições ao dia e coma pelo menos de 3 em 3 horas.
- Beba muita água.
- Evite sumos industriais, opte por sumos naturais.
- Evite refrigerantes. 
- Evite restaurantes e comida "fast food".
- Introduza a sopa na sua alimentação ( se ainda não o fizer) de preferência só de legumes. Inicie o almoço e o jantar com sopa assim quando chegar ao prato principal não terá tanta vontade de comer.
- Faça sempre saladas ou coza legumes a parte para acompanhar a refeição. Porque são alimentos saudáveis que pode comer a vontade.
- Opte por leite e iogurtes magros. Se gostar ou estiver disposta a experimentar opte por leite e iogurtes de soja.
- Não se esqueça das fibras. Pode encontrá-las nos cereais de pequeno almoço, no pão integral ou de cereais, na fruta e nos legumes veja mais 
- Substitua o açúcar por adoçante mas mesmo assim com moderação. Reduza a quantidade de sal, porque ele provoca retenção de líquidos, o que prejudica, entre outras coisas, a perda de peso.
- tenha a mão frutos secos, como amêndoas, nozes, avelãs, etc.. quando sentir vontade de comer petisque alguns.  Os frutos secos tem muitos benefícios para a saúde e são saciantes. Por isso se os comer de forma moderada poderão ser muito úteis na sua dieta e ajudar a emagrecer. Veja mais informação...


- Avalie o valor calórico e nutricional dos seus alimentos. Se não costuma fazer isso, é importante ter conhecimento destas informações principalmente se estivermos a fazer dieta. Isso vai ajuda-la a tomar decisões nas suas compras e opções de ementa para as suas refeições. veja tabela de calorias e tabela de calorias e nutrientes.
- Opte por cozer e grelhar os alimentos, ou cozer a vapor. São formas de cozinhar saudáveis porque o uso de gordura é mínimo ou inexistente.
- A quantidade de peixe ou carne a ser consumida em cada refeição deve ser do tamanho da palma da nossa mão (já sem osso, e sem espinhas).
- Quando sentir que está a sentir falta de alguns alimentos ou petiscos reserve um dia para pequenos extras. Sem exageros! Não recupere num dia tudo o que lutou para perder nos outros!


- IMPORTANTÍSSIMO, FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO. Não há dieta que resulte sem exercício. Não é necessário ir para um ginásio para o fazer. Mesmo que tenha o tempo muito ocupado pode fazer exercício de uma forma simples. Sempre que puder desloque-se a pé. Opte pelas escadas em vez de ir pelo elevador. Reserve algum tempo por dia para fazer exercício em casa.Aproveite quando estiver a fazer as suas tarefas, ponha musica, e faça alguns exercícios de aeróbica, vai tornar as tarefas menos aborrecidas e está a fazer exercício.  Lembre-se a sua saúde é importante por isso reserve o máximo de tempo que puder para se exercitar. Veja alguns exemplos de como fazer. Se puder ir a piscina regularmente é um óptimo exercicio e muito completo.
 O que são exercícios aérobicos.
 Exercícios de pilates.
 Exercícios para emagrecer com saúde

- Envolva a sua família neste processo. Se todos colaborarem será mais fácil para si e mais saudável para todos.






1 comentário:

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...