sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mãe conta-me uma história.



Todas as crianças gostam de histórias.Quando éramos crianças também gostávamos. Não devemos subestimar esse pedido dos nossos filhos por muito ocupados que possamos ser. Contar ou ler histórias é um acto de aprendizagem muito importante para as crianças e também um momento de convívio e estreitamento de laços entre pais e filhos. 

As histórias estimulam o cérebro da criança e enriquecem seu vocabulário e arte de comunicar e falar. As crianças acabam por gostar dos livros porque estão a compartilhá-los com alguém que amam. Isso também será importante quando crescer e entrar para escola. Nessa altura se for uma criança com bons hábitos de leitura, será mais fácil ter bons hábitos de estudo e melhor desempenho na escola.
Mesmo que a criança não saiba ler e seja muito pequena. Não subestime as suas capacidades de aprendizagem. Ler para bebés tem provado ser muito benéfico mesmo recém nascidos!

Reserve regularmente tempo para contar ou ler histórias. O ideal seria diariamente mas faça a programação de acordo com as suas circunstâncias. Programe uma hora que seja indicada para a sua família e circunstâncias pessoais. 
Faça  desse momento um tempo de prazer e alegria e não de obrigação. Torne a leitura ou a narração empolgante. Faça vozes diferentes conforme as personagens e o tipo de texto. Se a criança souber ler peça que leia algumas partes. Se a criança ainda não souber ler pode participar por ajudar a virar as páginas e fazer alguns sons que lhe forem pedidos (miar, fazer de abelha, etc..). A medida que for lendo para uma criança pequena,  que não saiba ler ou que ainda leia pouco, aponte as palavras no texto para ela aprender a identificá-las. Enfim puxe pela sua imaginação e veja o que funciona melhor com os seus filhos.
O importante e ler ou contar histórias que saiba de cor. As histórias trazem situações e experiências novas para as crianças. São um mundo novo e entram no seu imaginário, que é tão importante para o seu desenvolvimento e equilíbrio. Não deixe que os seus filhos cresçam sem partilhar momentos como estes com eles. E é extremamente gratificante para nos pais ver que quando os nossos filhos crescem se tornam bons leitores e amigos dos livros.
Para ideias de leitura veja o site estudos acompanhados que tem óptimas histórias que pode utilizar para os seus momentos de leitura.





1 comentário:

  1. Ler é paixão, ler é conhecimento, é viver intensamente. Atravessar a barreira do espaço e do tempo, viajar pelo milagroso universo da mente de homens e mulheres do passado e do presente. Ler é encontrar amigos, sem ter hora marcada ou estar preso à contemporaneidade. É mergulhar no oceano da imaginação.Melhor ainda é fazê-lo abraçando os nossos filhos... http://mariabloga.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.