quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que é a Homeopatia.



Segundo o dicionário de Medicina Natural da (Selecções do Reader´s Digest), a homeopatia utiliza remédios naturais para aumentar a capacidade curativa do próprio organismo. A doença é encarada como um sinal de desarmonia ou desiquilibrio interior, pelo que os homeopatas procuram resolver os problemas subjacentes em vez de se restringirem aos sistemas específicos.
Basicamente a homeopatia preocupa-se em tratar a origem do problema em vez de se limitar a tratar os sinais que se manifestam. Para isso são utilizados remédios homeopáticos especiais, formas altamente diluídas de substâncias naturais que numa dose potente, acabariam por provocar os sintomas da doença numa pessoa sã. Pensa-se que isto é benéfico, já que os sintomas são considerados meios do corpo combater a doença.
Segundo os homeopatas quanto melhor um remédio imitar os sintomas do doente, tanto melhor promoverá a cura e quanto mais diluída for a dose, tanto maior será o efeito, pois os remédios são preparados por um processo especial, que segundo os homeopatas,  os reforça de cada vez que são diluídos. Cada remédio e cuidadosamente testado. Depois de uma serie cuidadosa de testes demorados e a eficácia comprovada o remédio pode ser receitado. Os remédios raramente provocam quaisquer efeitos que não sejam os sintomas já existentes, embora estes possam no início piorar, o que é designado como "crise de cura", que se vier a manifestar-se não dura muito tempo e é considerada como prenúncio de cura.
Os homeopatas prestam muita atenção aos sintomas que tem o máximo efeito na capacidade geral do doente actuar (em especial os sintomas mentais ou emocionais) e por exemplo o problemas de coração são considerados mais importantes que as doenças de pele. Assim por exemplo pode ir a uma consulta de homeopatia por causa de um problema de pele, mas após a análise do homeopata, ele poderá se concentrar noutro problema que não tenha sido o motivo que o levou a consulta. Porque os homeopatas consideram o corpo como um todo e como eles tratam a origem do problema e não apenas os sinais que se manifestam, para tratar um problema de pele, pode ter de primeiro tratar um outro problema que você nem tenha dado conta. 
Ao contrário da medicina convencional na homeopatia os remédios tem de ser adaptados tanto aos sintomas como as pessoas . Por exemplo uma constipação pode ser tratada de modo diferente numa pessoa jovem alegre e obeso e num jovem magro, nervoso e introvertido. O estado mental e social também é avaliado para o processo de cura. O mesmo remédio pode ser utilizado para sintomas diferentes em pessoas diferentes.
Assim numa consulta o homeopata fará uma avaliação cuidadosa não  dos sintomas que o doente tem mas também da sua maneira de ser, aparência, disposição estado de espírito  particularidades especiais, medos etc... Esta avaliação é demorada (não é a consulta a correr do centro de saúde!). Na maior parte dos casos o homeopata dá apenas uma única dose de um remédio e aguarda o seu resultado antes de continuar o tratamento. Julga-se que qualquer alteração demonstra que o remédio reforçou o processo curativo do organismo e que não será necessário administrar qualquer outro tratamento.
O que é certo é que a homeopatia resulta e tem tido muito sucesso em áreas que a medicina convencional tem falhado como por exemplo nos problemas de alergias, rinite, sinusite, asma etc.. Neste casos a homeopatia tem se revelado eficaz, posso falar por conhecimento de vários casos e de mim própria. Não posso dizer que a homeopatia é melhor do que a medicina convencional ou vice versa porque os casos variam, mas acho que deveriam ser complemento uma da outra. 
Se tem interesse em experimentar esta medicina alternativa pode dirigir-se a uma ervanária de confiança porque a maior parte tem consultas de homeopatia, ou falar com alguém conhecido que já recorreu a este metodo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...