domingo, 27 de novembro de 2011

Fado Património da Humanidade.


Não podia deixar de falar do evento do dia. A elevação do fado a património da humanidade pela UNESCO. Um grande dia para a musica e a cultura Portuguesa.
O fado vai juntar-se ao tango Argentino e ao flamengo espanhol, já distinguidos com esse galardão.
É interessante que ontem no jornal das 8 na tvi, o Júlio Magalhães entrevistou o Carlos do Carmo e ele disse algo que me chamou a atenção.
Quando na rua perguntam as pessoas sobre o fado, elas falam sobre os fados que gostam e os seus fadistas preferidos. Mas quando se pergunta sobre o que é o fado e a sua história, regra geral as pessoas não sabem.
Isso me chamou a atenção, de que eu também sou daquelas pessoas que pouco sabe sobre a história do fado. Sei sobre os fadistas que gosto e os fados que gosto de ouvir.

Assim decidi fazer uma pesquisa sobre a história do fado e encontrei um artigo muito bom e interessante na Wikipédia ver artigo....
Para ver letras de fados veja aqui....
Podemos apreciar muito ou pouco este género de musica. O que é certo é que faz parte da nossa história e da nossa cultura. Só por isso vale a pena conhecer melhor esta forma de musica. Se tiver oportunidade veja um espectáculo de fado. Ou vá até uma casa de fado com a sua família e amigos. Eu já experimentei e gostei. É muito interessante ouvir um fadista a cantar ao vivo perto de nós. Conseguimos sentir melhor o que a musica nos quer transmitir.

Deixo aqui o video de um fado que acho lindo.... Cantado por Mariza...

Veja também o artigo do jornal Publico que achei interessante.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários tornam o blog mais acolhedor e animado. Por isso obrigado por partilhar a sua opinião. Agradeço a sua visita e sempre que tiver oportunidade volte para ver as novidades......

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As imagens deste blog são retiradas da internet. Salvo raras excepções de algumas que tenho em arquivo há muito tempo, tem a fonte de onde foram retiradas. Se for o autor de alguma delas e não estiver de acordo com a sua publicação ou quer o devido crédito por favor entre em contacto comigo.

Para quem gosta de ler e não so... Do grupo Porto Editora...